Ciência Hoje 262

| Posted in |

REVISTA CH 262 :: AGOSTO DE 2009

DESTAQUE
A quem pertence a Lua?
No momento em que a chegada de um ser humano à Lua completa 40 anos, o Acordo da Lua faz três décadas sem o apoio das chamadas potências espaciais e uma questão relevante permanece de certo modo indefinida: a quem pertencerão os recursos naturais lunares? Aos países que mais investem na pesquisa espacial, a empresas privadas interessadas em explorá-los ou a toda a humanidade? O artigo de capa da CH 262 defende a criação de um amplo acordo internacional sobre o tema, diante do retorno iminente à Lua, dessa vez para explorá-la.  Arquivo de formato PDF. Pode ser aberto com o Adobe Acrobat Reader. Baixe gratuitamente de http://www.adobe.com/ (4,3 MB) 


Entrevista: Carlos Minc – Mais vitórias que derrotas
O entrevistado de agosto é o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Ele faz um balanço dos seus 13 meses de gestão, durante os quais se envolveu em embates com outros ministros sobre questões ligadas ao desenvolvimento sustentável do país. Na entrevista, Minc destaca suas principais conquistas e derrotas e refuta a visão de que o ministério perdeu a maioria de suas batalhas. Arquivo de formato PDF. Pode ser aberto com o Adobe Acrobat Reader. Baixe gratuitamente de http://www.adobe.com/ (973 KB)

Mundo de ciência
O destaque do mês da seção Mundo de Ciência é o desenvolvimento de uma nova classe de materiais que promete gastar muito menos energia que aqueles usados hoje na fabricação de vários dispositivos eletrônicos. Leia ainda as últimas notícias sobre a ciência internacional, como a descoberta de uma flauta com 35 mil anos ou o estudo de 10 anos que apontou uma correlação entre restrição calórica e longevidade em primatas.

A propósito: O mundo sem RNA
O que surgiu antes, as proteínas ou os ácidos nucleicos (DNA e RNA)? Os advogados do mundo do ácido ribonucleico (RNA) alegam que este deu o ‘chute inicial’, por ser uma molécula muito versátil. Há, porém, alguns problemas com a hipótese do mundo do RNA. Em sua coluna de agosto, Franklin Rumjanek discute esses problemas e tenta imaginar como a vida poderia ter surgido no planeta sem essa molécula.

O leitor pergunta     
- Como os besouros conseguem voar sendo tão pesados e tendo asas tão finas?
- Qual o telescópio mais indicado para um iniciante?
- Como são formadas as correntes de convecção no interior das geladeiras modernas, que têm o compartimento refrigerador separado?
- Um indivíduo hermafrodita verdadeiro que se submeta a processos de autofertilização poderia gerar um feto viável? 

Doença de Alzheimer: uma nova forma de diabetes?
O que a ciência sabia até recentemente sobre a origem e o desenvolvimento da doença de Alzheimer, que causa a perda da memória e de capacidades cognitivas, começa a ser alterado. Este artigo apresenta novos estudos que revelam que interferências na sinalização da insulina nos neurônios são o fator iniciador desse mal, o que está levando alguns pesquisadores a chamar essa doença neurodegenerativa de ‘diabetes tipo 3’.

Florestas públicas na Amazônia: os desafios a sistema atual de concessões
As concessões florestais na Amazônia vêm sendo apontadas como uma alternativa que permitiria conciliar a preservação e a exploração desses ecossistemas. Entretanto, para ser bem sucedido, o sistema de concessões precisa superar alguns obstáculos. Este artigo defende que se priorize a pesquisa sobre a exploração racional das florestas para assegurar a recuperação das áreas manejadas e preservar esses recursos.

A física nuclear nas artes e na arqueologia
Uma aplicação interessante da física nuclear é o estudo de peças artísticas e arqueológicas. Este artigo mostra como ela permite identificar as técnicas e materiais usados em sua confecção e ajuda a confirmar a autenticidade de uma tela, descobrir a origem de uma peça ou determinar a melhor forma de restaurá-la. Arquivo de formato PDF. Pode ser aberto com o Adobe Acrobat Reader. Baixe gratuitamente de http://www.adobe.com/ (2,8 MB)

Astrobiologia: por que uma vida solitária no planeta Terra?
A existência (ou não) de vida em outros pontos do universo é o objeto de estudo da astrobiologia. Para isso, ela investiga a origem, evolução, distribuição e do futuro da vida aqui na Terra. Este artigo da CH de agosto apresenta essa disciplina, que tenta compreender como a vida poderia surgir e interagir com o ambiente à sua volta, para tentar entender como ela talvez tenha se expandido além de seu planeta de origem – seja ele qual for.

Em Dia
- Despoluição da baía de Guanabara avança, mas águas balneáveis ainda são sonho distante
- Nova espécie de molusco encontrada no Brasil
- Descoberta traz esperança de tratamento para esclerose lateral amiotrófica
- Nova tabela de informação nutricional leva em conta a forma de preparo do alimento
- Estudo avalia impacto ambiental da casca de café
- Cientistas desenvolvem vacinas para batatas

Futuro cientista
Estimular os jovens negros a ingressarem em carreiras científicas: este é o objetivo da pesquisa da estatística Sheila Regina dos Santos Pereira, contemplada este ano com o Prêmio Jovem Cientista. Seu trabalho é um dos destaques do mês da seção Futuro Cientista, que apresenta também o trabalho de uma graduanda em zootecnia pela UFPR que desenvolveu um novo cardápio para rebanhos bovinos de alta produtividade.

Opinião: Sedimentos reduzem biodiversidade   
Um estudo realizado em riachos da floresta amazônica constatou que sedimentos provenientes da erosão do solo resultante de desmatamentos e de outras atividades humanas podem afetar os organismos que vivem no ambiente aquático, com sérios prejuízos ecológicos. O artigo da seção Opinião da CH 262 defende que esse tipo de sedimento seja considerado poluição e que se realizem programas de prevenção e correção do problema.

Ensaio: A ciência dos mitos de Lévi-Strauss
Em um texto em homenagem a Claude Lévi-Strauss, o etnógrafo francês Pierre Clastres alega que, com esse autor, vemos a antropologia deixar de ser apenas discurso científico sobre os outros para ser também um diálogo filosófico com eles. O Ensaio de agosto mostra como a sugestão de Clastres se torna evidente com os quatro volumes das Mitológicas de Lévi-Strauss e discute a “ciência dos mitos” apresentada nessa obra.

Resenha: Palavra de arquiteto 
A resenha da CH 262 discute o livro Inquietação teórica e estratégia projetual na obra de oito arquitetos contemporâneos, do arquiteto espanhol Rafael Moneo. A obra é a consolidação de um curso dado por ele no início dos anos 1990 para os estudantes da Harvard Graduate School of Design. Nela, Moneo analisa a relação entre teoria e prática na obra de arquitetos de hoje.

Memória: A vitória de Sabin 
Nos anos 1950, o virologista Albert Sabin criou uma vacina que, além de ser administrada por via oral, não apresentava outras desvantagens da vacina então existente. A seção Memória celebra os 50 anos de conclusão da extensa bateria de testes que  levou à aprovação dessa vacina.

Sobre humanos: Testemunho de quem resiste 
Em sua coluna na CH 262, Renato Lessa celebra o lançamento do livro Auto de resistência: relatos de familiares de vítimas da violência armada, publicado pela Sete Letras. Para o cientista político, o livro – belo, triste e corajoso – reúne e conta uma parte importante da história do Rio de Janeiro e do país, a partir do trabalho executado pelo Projeto de Apoio a Familiares de Vítimas de Chacinas.

Perfil: A Bjönrberg de coqueiros
O Perfil desta edição apresenta a invejável trajetória intelectual da bióloga, planctologista e oceanógrafa Tagea Kristina SimonBjörnberg. Ela fez carreira na Universidade de São Paulo, onde realizou importantes estudos sobre o desenvolvimento dos copépodes marinhos (pequenísimos crustáceos). Em entrevista à CH, ela destacou os principais aspectos de sua carreira.

Qual o problema? – Testes para seleção
Grandes companhias têm usado problemas de matemática nas entrevistas no processo de seleção para a contratação de empregados. Essa é mais uma das razões práticas para ser mais fluente na linguagem matemática: pode ajudar a conseguir um bom emprego! Por isso, Marco Moriconi inicia em agosto uma série de colunas em que discutirá problemas como os usados nesses testes.

Dê a sua opinião sobre a CH deste mês
Caro leitor, gostaríamos de contar com sua colaboração, respondendo a uma breve pesquisa para podermos aprimorar ainda mais a qualidade da revista Ciência Hoje. Nesta edição:
1) Qual o artigo de que você mais gostou?
2) Qual o artigo de que você menos gostou?
Por favor, envie suas respostas para cienciahoje@cienciahoje.org.br
Obrigado por sua participação!

Comments (0)